Aos dez anos da piauí

capas-piaui

Em dez anos, a gente engorda

O jornalismo brasileiro nesses tempos difíceis de crises financeira, empreendedora e política não vive lá seus melhores dias. No entanto, em meio a tantos berros de “imprensa golpista” e por aí vai há sim coisas boas. E dentre as coisas boas que a gente ainda vê é extremamente satisfatório ver a revista piauí (assim com p minúsculo) comemorar dez anos de existência.

A piauí nasceu para o público em outubro de 2006. Diferente e grande, na comparação com outros periódicos. Tanto em tamanho, quanto em texto e, principalmente, em qualidade. Um de seus grandes entusiastas nas salas de aula da faculdade de jornalismo da PUC à época foi o professor de redação, Vitor Necchi. Ele salientava que o modelo de negócio ainda era incerto e os cinco primeiros anos seriam decisivos para que ela se tornasse ou não definitiva.

Passou – e faz tempo. A revista segue sendo motivo para eu visitar as bancas uma vez por mês. Ufa!

A piauí nasceu enquanto alguns vários alunos daquela mesma faculdade discutiam jornalismo literário. Ela nasceu, talvez, com esta vertente, mas transcendeu-a, com certeza. Preza não só pelo bom texto, mas também pela informação e, claro, o conteúdo. Uma soma de fatores capaz de deixar o jornalismo algo muito interessante – e o leitor bem mais culto.

Honestamente, gostaria de montar uma lista com algumas das melhores matérias que já li na piauí ao longo desses dez anos, mas creio que isto seja um trabalho hercúleo em face que a seleção de apenas alguns seria até injusto. Há qualidade de sobra, em praticamente todas as edições. Então, ao invés de lista, coincidentemente um fetiche da imprensa moderna, apenas uma boa e velha dica: leia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s