Uma reflexão gaúcha

2016-04-18 11.37.57

Vale a pena juntar as malas e ir-se do Sul?

Ironicamente, o jornal de Porto Alegre famoso por sua exaltação ao gauchismo publicou dia desses um artigo no que listava motivos pelos quais gaúchos empreendedores deixaram Porto Alegre para trás, rumando a outros destinos do Brasil ou do mundo.

Quem já deixou de acreditar no simplismo que “gaúcho é melhor em tudo” leu duras verdades. De tempos para cá, a capital do Rio Grande do Sul, sim, encampou falsas ilusões como mantras nos últimos anos. Perigosamente acomodou-se, talvez. Acreditou ser uma cidade incrível. Mas que de tão boa ficou ultrapassada. Aqui olho a arquitetura da Porto Alegre do início do século XX e creio que estamos falando de um problema de décadas.

Falta de inteligência seria dizer que tudo que está ao Norte do Rio Mambituba ou no lado espanhol do pampa é melhor. Também não é assim. Sobre Porto Alegre, ela tem lá suas virtudes – por vezes, de fato, únicas no Brasil. Arrisco-me a dizer, com base no conhecimento adquirido em lugares por onde andei, que muitos porto-alegrenses reclamam de barriga cheia sobre alguns assuntos.

Mas que vivemos tempos difíceis por aqui, vivemos. E as perspectivas de melhora parecem ter ficado pouco mais opacas especialmente do fim da Copa do Mundo – justamente o período mais incrível da história recente desta cidade – pra cá.

Paramos no tempo ou as questões levantadas no texto são apenas reflexos do povo e sua cultura? A situação é culpa de políticos inaptos ou quem sabe de eleitores famosos por nunca terem reeleito um governador do Estado? Não sei. Um pouco de tudo, provavelmente. Sugiro a leitura do artigo de Alfredo Fedrizzi em Zero Hora. As conclusões são livres, claro.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Uma reflexão gaúcha

  1. Ótima reflexão. Discordo um pouco do artigo do Alfredo (acho mesmo que nossos piores problemas são mais concretos, como a violência, o trânsito e a sujeira). Mas também sinto que Porto Alegre parou no tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s