Um sorriso à dificuldade

13434944_1037815189627489_5234000611393867660_n

Não, não tem sido fáceis os últimos dias. É cada coisa complicada de se noticiar, crimes, corrupções a rodo. E, se já não fosse o suficiente, esse frio também complica. Os dias e as noites em redações afora são para jornalistas, e, antes disso, seres humanos de estômago forte.

Reparei que mesmo os otimistas têm andado um tanto cabisbaixos e com pouca fé por esses dias. Isso porque não, não tem sido fáceis, esses dias na capital mais meridional do Brasil.

Pouco tempo atrás ouvi um amigo meu. Trabalhador, estudioso, mas desanimado com o mundo a sua volta. Entre um e outro “é, tá complicado” vimos problemas demais sem vislumbrar soluções – talvez porque não estivéssemos num bar, tomando cerveja decerto.

Confesso que saí de lá meio desanimado também. Mas houve um pensamento (uma luz espiritual, talvez) que me fez reagir, logo depois. Ouvi o conselho oculto e, depois de toda aquela conversa, resolvi fazer algo que há muito procrastinava: ver aquela familiar distante e idosa.

Devo ter perdido uns 40, 50 minutos da minha tarde, no máximo. Mas, se atrasei algum trabalho, provoquei sorrisos. E sorri também. Tive, depois, a certeza de que fizera algo bom e ressaltei para mim mesmo a vontade de deixar um mundo melhor à minha afilhada de nem um ano e meio.

Com ela, por sinal, o sorriso fácil. Pudera, rodeada de tanto amor e carinho, não seria? Eis a chave, então, de um mundo melhor: amor. E quando não houver amor, um sorriso. Se nem isso, qualquer mínimo de simpatia ante a esta carranca desses tempos modernos.

Não vai dar pra mudar o mundo de uma só vez, é claro. Mas vai alegrar o me ambiente. E do próximo. Quem sabe do seguinte também. Há anos o poeta canta, afinal, que é melhor ser alegre que ser triste. A alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração.

BH

Momento em que a gente admira uma paisagem inspiradora (Belo Horizonte)

ps: escrevi esse texto mais rapidamente que os outros, tarde da noite, originalmente em um bloco de notas. Antes de dormir, abri o Minutos de Sabedoria. Veio-me esta nota:
SEJA alegre, procurando fazer todo o bem que puder, nos dias que permanecer na face da terra. 

Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavras de carinho, sorrisos de felicidade.

Responda com carinho e otimismo a todos aqueles que lhe dirigem a palavra, sem irritar-se jamais. Imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo de seu coração.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um sorriso à dificuldade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s