Palmas ao sol

O porto-alegrense tem mania de dizer que seu pôr-do-sol é o mais bonito do Brasil. Ou do mundo – perdoem meu povo, (quase) todo gaúcho tem uma megalomania intrínseca quando fala de suas coisas. Ainda que, de fato, o sol repousando sobre o Guaíba ao fim a tarde é uma visão muito bonita. Recomendo a quem for conhecer a capital do Rio Grande do Sul.

Mas o mundo é grande.

E não precisa nem ir muito longe para o vivente um pouco mais atento perceber: “Opa, talvez o pôr-do-sol de Porto Alegre não seja lá o mais bonito do mundo”. No caso deste texto, uma viagem de 730 quilômetros rumo ao Sul (Ah, o Uruguai…) já faz a pessoa repensar seus conceitos.

Lembro com carinho – e da admiração – de ver o sol se pondo em Punta del Este. Foi até para o Instagram, semanas atrás. E, mais especificamente, ali do lado, em Punta Ballena, onde fica a Casapueblo, ex-atelier de Carlos Paez Villaró, que também é um hotel e, casualmente, foi construído de frente para o mar.

Lá eles levam o pôr-do-sol tão a sério que existe até a “Ceremonia del sol”, diariamente, na Casapueblo. Pagando-se algum punhado de dólares, se vê o astro-rei se despedindo no mar, ouvindo poesia em meio a um lugar realmente espetacular, que é a Casapueblo.

Mas se não houver dólares pela carteira, tampouco há problemas, afinal o sol nasce, e se põe, para todos. O barranco rumo ao mar, ali pertinho, é igualmente ou mais convidativo para se sentar alguns minutos e ver o sol partir. Uma diferença e tanto para o pôr-do-sol em Porto Alegre acontece ao fim: as pessoas, voluntariamente, batem palmas, como em agradecimento.

por do sol 1

18h01 de uma tarde de setembro em Punta Ballena

por do sol 2

18h09 da mesma tarde de setembro

Quiçá não seja à toa que o Uruguai tem um sol em sua bandeira. Porque o pôr-do-sol lá é lindo. Talvez bem mais bonito que o de Porto Alegre.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Palmas ao sol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s