A internet matou a Playboy. E faz anos

Playboy logo 141118A internet matou a aura da Playboy. Faz tempo, já. Mas a data de morte foi mesmo só confirmada como esta terça-feira, 13 de outubro de 2015. Neste dia, os executivos da revista masculina mais famosa do planeta anunciaram que não iriam mais publicar fotos de mulheres nuas em suas páginas a partir de 2016.

Pudera, a concorrência é desleal. A mais básica busca no Google, “mulher pelada”, leva a qualquer punhet, digo, apreciador de plantão a ousadas imagens que nem na Playboy seriam publicadas. A internet matou a Playboy. E faz anos, da mesma forma que ela tortura jornais impressos que insistem em viver do passado. Não à toa que todas as 10 edições mais vendidas da história no Brasil tenham sido no século passado.

O fato divulgado nesta terça soa tão natural que não chega a ser grande surpresa, ainda que icônico, sem dúvida. É próprio da economia da internet, dilacerar modelos antigos de negócios em prol do pequeno individualismo. Hoje manda nude já virou até piada. A própria revista com as antigas hashtags #decotesdesexta e #lingerieday (pode estar invertido, porque nem as achei) fazia quase a mesma coisa: competir com seu próprio nicho de mercado.

Pornografia é, de longe, o conteúdo mais buscado e desejado na web. Escancara uma essência humana nem sempre deflagrada publicamente, que vem antes do ativismo por qualquer causa tanto envolvimento tanto na web quanto nas redes sociais hoje em dia.

À Playboy resta o duro caminho da reinvenção, rota já seguida por tantos outros produtos e marcas desde a disseminação em massa da internet. Não significa necessariamente o fim, mas sim um desafio tremendo a ser encarado com seriedade e coragem.

ps: de forma nostálgica, o link com as capas da Playboy desde 1975

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s