Sobre o tempo

Não dá para dizer que foi de repente, como o poeta gosta de exclamar. Foi gradual, pouco a pouco, até chegar ao ponto de se tornar algo natural. Mas não deixou de ser surpreendente dar-me conta que, de pouco tempo para cá, se falar em gravidez de amigas deixou de ser tratado um acidente para transformar-se quase num fato comum. Afinal, com quase 30 anos, talvez só seja cedo demais para morrer.

Sei. A verdade é que isso seja mais um daqueles momentos que a gente passa na vida. Primeiro era um monte de convites para as festinhas de aniversários infantis, depois, quando começamos a perceber o tempo, as festas de 15 anos das nossas colegas. Segue-se de formaturas nos colégios, bares infinitos ao longo dos semestres da faculdade, novamente formaturas e logo depois, casamentos. Mas filho é um baque mais forte.

Dia desses um dos meus melhores amigos durante a adolescência teve filho, o Pedrinho. Meses antes veio ao mundo o Martin, primogênito de outro contemporâneo. Por esses encontros promovidos por redes sociais fico sabendo volta e meia que ex-colegas de tempos idos já têm suas famílias formadas, que antigas musas hoje postam orgulhosas fotos com a barriga já salientes – tornando-se incrivelmente mais musas, com uma beleza diferente, mais feliz.

Talvez nem devesse me assustar, devido aos três afilhados que esperam algo de mim quando chegam seus aniversários. Aceitar a época da paternidade me soa como aceitar o tempo está passando, assim como já não me surpreenderia tanto ao ver um fio branco em meu cabelo. Poderia entorpecer-me com uma síndrome de Peter Pan, viajar o mundo, ignorar que algumas cervejas a mais hoje já fazem um efeito bem mais devastador do que anos atrás. Fingir que ainda tenho 20 anos. Mas não. Serenamente, vejo o tempo passar. E passo a cada vez mais a curtir a paternidade alheia ao meu redor.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sobre o tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s