Existe amor em SP (ou ao menos humildade)

“O mundo nada pode contra um homem que canta na miséria.” Esta frase escrita pelo argentino Ernesto Sabato há 15 anos me fez encomendar um livro, chamado “A Resistência”, o qual nunca ouvira falar até então. Marcou. Achei ela forte, simbólica até. Meses depois, em pleno Mercadão de São Paulo testemunhei algo semelhante. Não a cena literal, como até já havia presenciado sem atenção antes, mas algo bem próximo.

mercadao
Foi protagonizada por uma negra já de idade – ainda que não idosa – que estava recolhendo restos dos tradicionais e exagerados sanduíches de mortadela de lá. No “lanche” da hora em que eu estava perto, ela ainda ganharia uns goles de uma Coca-Cola recém abandonada.

Mas havia também uma catadora de latas procurando nos mesmos corredores uma forma digna de sobrevivência. Num breve momento, uma mesma lata foi objetivo das duas, cujas mãos alcançaram a Coca praticamente no mesmo instante. Mas em momento algum houve disputa, tampouco cara feia. Houve sim solidariedade.

A negra, mesmo na miséria, em momento algum tentou ficar com a lata, que ampliaria seu escasso almoço de quarta-feira. Pelo contrário: ofereceu e insistiu à trabalhadora, que só aceitou após uma certa insistência – e para pôr fim ao pequeno constrangimento ali criado.

A negra, com as boas vibrações que só negros vividos conseguem passar, ainda ofereceu um pedaço de seu parco lanche e despediu-se da mulher chamando-a de “querida” no melhor sentido de querer bem.

mortadela
Após a cena, a negra não ganhou nada material por isso, mas espalhou uma lição de humildade entre as poucas testemunhas da sua solidariedade. Sabato, que viveu quase até os cem anos, sabia: o mundo nada pode contra os sorrisos dos humildes.

Anúncios

Um pensamento sobre “Existe amor em SP (ou ao menos humildade)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s