Castelo de São Jorge: Entre história e pavões

Dentre as muitas construções antigas de Lisboa uma se destaca em especial – e não apenas por estar em uma das partes mais altas da cidade, se não a mais: o Castelo de São Jorge, o qual oferece uma das melhores vistas panorâmicas da capital lusitana.

Lisboa de cima

Lisboa de cima

Assim como muitos outros pontos, faz-se necessário perna para se chegar até lá. Ou, no mínimo, um passe em algum dos elétricos que percorrem o bairro da Alfama e deixam perto da entrada principal. Entrada, ressalte-se, que é paga no castelo, mas que não chega a 10 euros. Quem por acaso porta o Lisboa Card consigo ainda leva um desconto.

Entre muitas vistas e degraus, subidas e descidas, há um museu que conta um pouco da história tanto de Lisboa quanto do castelo, construído por muçulmanos no século XI para ser o reduto de defesa das elites que viviam na então cidadela medieval. Ao longo dos séculos, o castelo também serviu como paço real da coroa portuguesa e área militar.

E, claro, relembra o grande terremoto de 1755, que destruiu boa parte da cidade. Em termos catastróficos, tal sismo está para Lisboa como o grande incêndio de 1666 está para Londres. Destruiu quase tudo.

Em meio à tanta história, há, ainda, um sítio arqueológico que remonta a vida de anos passados. E também tem um café, afinal ninguém é de ferro, principalmente viajantes que não se importam de passar dias e dias caminhando por ruas desconhecidas.

A surpresa, porém, fica para alguns dos moradores de lá: pavões, animais que nunca esperei encontrar em topos de morros com castelos medievais. Mas estão lá e não sou poucos. Alguns machos até se exibem, não sei se para os visitantes ou as fêmeas.

castelo de sao jorge (1)

Sim, pavões

E não há sentindo algum nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s