Ruas, cores e sotaques de Lisboa

lisboa-azulejosHá muitos séculos Lisboa é habitada. E por lá já passaram fenícios, mouros, islâmicos, espanhóis, entre outros. Lisboa também tem, assim como a maioria das grandes cidades europeias, uma arquitetura antiga, com prédios cujos alicerces têm décadas no solo da capital – além de muitos azulejos nas fachadas, uma prática que pode ser considerada mais recente do povo, com apenas cerca de 400 anos. Os novos e velhos azulejos são motivo de decoração para tudo, de prédios a mirantes.

Mas apesar de tanta história Lisboa é jovial ao mesmo tempo.

Não sei porque cargas d’água, ou ignorância mesmo, esperava uma cidade mais pacata. Porém encontrei ruas borbulhantes, bares abertos e gente na rua. Por ano, são cerca de 1,7 milhão de turistas. Gente não apenas de origem portuguesa e sim de muitos lugares e sotaques – a maioria deles desbravando o complicado idioma português.

Lisboa, aí, facilita à maioria de seus visitantes, sendo uma cidade bilíngue, com muitos indicativos em inglês. Ainda que, boa parte de seus turistas, os brasileiros, dispensem essas placas e só se atrapalhem um pouco no às vezes confuso (para nós) sotaque lusitano.

E há de se ter perna para se caminhar em Lisboa. Ou se está subindo ou descendo na maioria das vezes em ruas íngremes, em especial na região central, onde a vida transborda mais de gente, de comércio. Quando isso não ocorre e o piso é plano, às margens do Rio Tejo, por exemplo, enfrenta-se então o forte vento.

lisboa-torre de belem

Torre de Belém, às margens do Tejo

A paisagem e as atrações, entretanto, recompensam qualquer esforço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s