Crônica de litoral, parte 2

Abro os olhos. Mal consigo enxergar. Está tudo escuro agora, que deve ser alguma hora qualquer da madrugada. Estou preso. Não amarrado, mas sim isolado em uma área com nem 3 m². É a minha cama,a a segunda de um triliche que vai do chão a quase o teto do quarto da casa na praia.

É uma viagem no tempo. Sinto que volto a ter uma meia dúzia de anos e estou ali agora, no breu. Não posso descer, afinal está escuro e além do mais todos dormem. Meu avô, miha avó no outro quarto. Talvez meus pais ou algum casal de tios na cama ao lado. Minha irmã (ou seria primo?) repousa no colchão abaixo do meu. Na sala, a empregada de tantos anos descansa em suas horas de folga.

Nem tenho porque sair dali. Apenas acordei em uma noite qualquer de verão. Ouço somente o mar, que rompe constantemente o silêncio pré-matutino no Quebra-Mar. O ruído, apesar de forte, não me assusta. Nada me assusta neste breve momento insone. Sou criança de novo e agora entendo que ainda não sei o que é ter medo de verdade. Aliás, que sensação boa, esta, de ter todos à minha volta, a apenas poucos passos.

Precisei voltar no tempo para perceber que aquela cama foi meu lugar no mundo. Tal como havia sido de algum tio ou primo mais velho tempos antes. Ao longo de três décadas, ela atravessou gerações até chegar a minha, que acabou por ser a última. Agora vejo: estive no lugar certo, na hora certa. Por tantas e tantas noites.

Acordo. Sem sono algum rabisco estas linhas em meio a outra madrugada insone de verão. O som do mar é o mesmo. Porém já não é mais nada igual. A praia é outra, assim como as pessoas, a família e eu. Já desci do triliche faz anos, hoje durmo em cama de casal. O tempo passou. Já não tenho apenas um lugar no mundo.

Fevereiro de 2014

Deixe um comentário

