Panamá Express

Tenko Maru cruzando MirafloresVocês se lembram que um ano e meio atrás estive no Panamá? E que fiquei devendo um vídeo da travessia de um navio nas docas de Miraflores? Pois bem, hoje cumpro a promessa, com o vídeo abaixo. Ele tem pouco menos de dois minutos, que resumem quase meia hora do processo entre o navio chegar, as comportas abrirem e ele poder seguir.

Como desculpa esfarrapada pelo atraso: fica como homenagem aos 100 anos do Canal, a serem completados em agosto deste ano.

Pois bem. Desde o tempo que fui até hoje três amigos meus estiveram por lá por poucas horas, em alguma conexão. Sugeri a eles – e fica como dica a quem tiver poucas horas por lá – um passeio possível de se fazer em um turno livre. Como esta situação, acho eu, vai começar a ficar cada vez mais recorrente, compartilho:

1: aeroporto – Casco Viejo: E se perder (e se achar) nas ruas do bairro antigo da capital panamenha. Lá se compra algum recuerdo nessa rápida passagem, além de se tirar boas fotos panorâmicas. Pensa em 45 minutos pra chegar e uma hora e meia lá.

2: Casco Viejo – Cerro Ancón: Dali, em 15 minutos se chega ao local mais alto da cidade, com uma vista digna de cartão postal, com diferentes ângulos. Não tem muito o que fazer por lá depois de se tirar as fotos, então é uma volta rápida. Calcula 15 minutos lá.

3: Cerro Ancón – Canal: Aí é que o percurso é um pouco maior, na comparação com o anterior, mas vale a pena. Como já falado por aqui, tem um museu interessante lá e, sobrando alguns minutos, é possível ver a cena deste vídeo ao vivo. A travessia de uma navio de grande porte em Miraflores leva pouco menos de meia hora. Atenção que: metade do dia é feita para um sentido e, na outra, no sentido inverso. Qualquer dúvida é bom procurar a autoridade do canal nas redes sociais. O pessoal é bem nerd (e tem/tinha wifi liberado no saguão). Se der, pensa em duas horas por ali (há uma opção de passeio guiado no museu, palestra e tudo mais também).

4: Canal – aeroporto: Diz o Google Maps aí abaixo que, dependendo do caminho, a distância entre o Canal do Panamá e o Aeroporto de Tocumen pode chegar a 42 quilômetros – o que, numa projeção, dá pra se pensar em fazer em 50 minutos. Apesar das avenidas largas de lá, o trânsito não é uma maravilha, então convém imaginar o tempo de deslocamento em mais de uma hora, para não dar zebra a quem tem horário marcado.

Enjoy the trip!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s