Berlim e a arte

Assim como transpira história, Berlim inspira artistas. E a arte toma conta do concreto de Berlim. Em especial em Kreuzberg, um movimentado bairro de gente jovem ou que veio de longe, onde cada parede tem consigo alguma marca, não apenas pichação, mas também grafites, cores e desenhos. “It’s time do dance”, ressaltam muitas delas.

Artistas também foram os engenheiros e arquitetos responsáveis pelos imponentes prédios de Berlim. A bandeira branca com detalhes vermelhos e um urso da cidade pode ser vista bem de longe por estar no topo do prédio da prefeitura. Isso sem falar no Parlamento, na catedral e em diversos outros prédios históricos, alguns deles reconstruídos depois dos bombardeios da II Guerra. Do topo da um tanto bizarra torre da TV se vê a cidade toda.

prefeitura

Cosmopolita, a capital alemã – novamente em especial Kreuzberg – também oferece um pouco de muitas regiões do mundo, por meio de comidas, vestimentas, sotaques e uma infinita série de gestos. A Alemanha pós-guerra é multicultural. “Se não fosse assim não teria graça”, disse um alemão em uma mesa onde estavam dois brasileiros, uma italiana e um chileno. Isso dentro de um restaurante turco.

Rápidas
ursosAo contrário do bairro boêmio, prédios históricos e monumentos não estão pichados. Talvez alguns sujos. Mas no geral sempre bem conservados.
Cortada pelo rio Spree, Berlim possui dezenas e dezenas de pontes. Algumas históricas outras práticas. A quantidade de pontes é superior a de Veneza.
Presente na primeira bandeira de Berlim, há quase um milênio, os ursos são um símbolo da cidade. E estão presentes em boa parte dos souvenires. São até mesmo homenageados, com um dia só para eles, em março.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s