Berlim e a história

DSC_3617 Berlim transpira história. E não apenas pelo fato ter quase 800 anos desde seus primeiros registros. A história da capital da Alemanha passa por duas guerras recentes, que deixaram profundas marcas em diversos lugares e ainda vivem em monumentos, na lembrança e em um pedaço de muro.

A recente história de Berlim, ainda que seja um tanto trágica, é lembrada sempre que possível. Não por orgulho, muito menos por admiração, mas como aprendizado. É reflexiva a sensação ao se visitar o monumento ao holocausto, no qual mais se parece passear por um cemitério, e ser engolido entre os túmulos, que por vezes são ilustrados por outras histórias de quem foi condenado só por não ser igual.DSC_3646

DSC_3737Da mesma forma, é no mínimo incômodo andar pela Bernauer Strasse, onde o muro separou, além de um mesmo país, casas, famílias e vidas. Que transformou um local em que hoje é uma bem cuidada rua em uma área sombria chamada “corredor da morte”, em que o sonho da liberdade custou a vida a até hoje incontáveis pessoas.

O rastro do muro, de guaritas, rotas de fuga e mesmo das residências que foram divididas estão lá. Não bem propriamente para serem lembrados, mas, de fato, para não serem esquecidos. Nem repetidos.DSC_3699

Rápidas
Destruído em 1989, o muro em resiste em alguns pontos da capital. Mas farelos e micropedaços dele podem ser comprados em souvenires. Sai por pelo menos € 3.
A Guerra Fria é sinônimo hoje de negócio para as lojas de souvenires. Em camisetas, mapas e uma gama de produtos se aprende a geografia berlinense entre 1961 e 1989. “Soldados” comunistas e norte-americanos posam fardados para fotos com turistas. Coisas da vida, antes fosse que todos os tanques tivessem sido usados apenas para isso.

DSC_3615

Anúncios

Um pensamento sobre “Berlim e a história

  1. Pingback: Sobre Berlim | Telha do Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s