Um domingo em Bogotá

Não porque é domingo que o centro de Bogotá se esvazia. Bem pelo contrário. É por lá – especialmente pelas manhãs – que a vida transpira na capital colombiana. As lojas do popular centro de compras da carreira 10 ficam abertas e no Parque Tercer Mileno há até uma feirinha, com diversos cacarecos e roupas velhas à venda.

Ali perto, na mesma carreira, lojas um tanto mais requintadas vendem artigos eletrônicos mais caros, como câmeras fotográficas e videogames. Outras somam pesos vendendo souvenirs. Ali e na calle 16, bem em frente ao Museu do Ouro, onde outra feira – com preços mais acessíveis – acontece.

Também nas proximidades, crianças se divertem espantando as centenas (ou até milhares) de pombas que moram na Praça Bolívar. Uns andinos mais ligeiros ainda levam lhamas para lá, onde os pequenos podem subir em troca de alguns pesitos. Outro comércio comum ali é a venda de milhos para as pombas. Naquelas bandas a música também é usada para faturar alguns trocados. Não está fácil para ninguém, afinal.

E enquanto alguns colombianos vasculham vitrinas ou correm atrás de aves, outros mais saudáveis aproveitam para se exercitar pela carreira 7, que fica blqueada para os trânsitos para carros pela manhã. E por ali desfilam variadas bicicletas, corredores e cachorros.

Mas tudo isso se passa sob o atento olhar da polícia. Em muitos pequenos grupos, quando julgarem necessário, revistam quem eles acharem suspeitos, pedem documentos a estrangeiros. Os policiais se mantêm visíveis, para que mazelas como o narcotráfico deem as caras por ali.

Mesmo que a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenham se aproximado nos últimos meses, a luta é algo comum aos colombianos, como bem já indica a frase cravada na parede do Palácio da Justiça, no coração de Bogotá:

“Colombianos, las armas os han dado independencia. Las leyes os darán libertad”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s