Rápidas colombianas, parte 4

Por um belo fim de tarde
Até pela proximidade das nuvens, acho que Bogotá não costuma a ter dias bem ensolarados. Um taxista me comentou que tem chovido até demais nas últimas semanas. Porém, quando o sol dá as caras, garante um belo entardecer à capital colombiana.

Dei essa sorte no sábado, pouco depois de ter voltado do Panamá. Anotei meia dúzia de lugares a serem conhecidos na região de La Candelaria e sai, em uma caminhada gratuita que se provou bem agradável.

Museu Botero
A primeira parada foi no museu Botero, cuja a entrada é franca — ele só não abre nas terças. Confesso-me aqui um quase analfabeto em arte e que nem sabia quem era Fernando Botero. Menos mal que a arte dele não requer grandes conhecimentos. Achei simples e divertida seu desenho, sempre de pessoas rotundas.

Além dos quadros e esculturas do artista nascido em Medellín, há obras de gente renomada como Picasso, Torres-Garcia, Renoir e Miró para ser visto. Para ajudar, o ambiente é bem agradável e ligado internamente a outras salas de exposições bacanas.

Casa Cultural Gabriel García Marquez
Quase em frente ao Museo Botero, fica o Centro Cultural Gabriel García Marquez, onde há espaços para exposições e uma deliciosa livraria, que, claro, tem um espaço dedicado ao prêmio Nobel por “Cem anos de solidão”.

Junto ao prédio tem uma franquia da cafeteria Juan Valdez, a mais famosinha da Colômbia. Um cappucino vai muito bem, por 3.700 pesos.

Plaza Bolívar
Antes de sair se perdendo pelas inclinadas ruas do bairro — onde há muito artesanato e criatividade para se ver e vender — vale dar uma passada na Plaza Bolívar, onde fica a Catedral, que fica muito bonita antes do sol se pôr.

Anúncios

Um pensamento sobre “Rápidas colombianas, parte 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s