Zen dinheiro não tem budismo

   Dia desses caminhava distraidamente na Praça da Alfândega. Um dos hippies que sempre estão por lá me abordou. Com um portuñol bem mais ou menos explicou suas roupas (um pouco mais) exóticas que o normal: Budista. E estava em missão para difundir sua religião.
   Dei trela.
   Português vai, espanhol vem, e aí ele me revela que poderia adquirir muito conhecimento e evoluir – espiritualmente falando – lendo alguns dos livros que ele carregava. Ao ouvir o primeiro “não tenho dinheiro”, não se abalou. “Mas é poquito, dá-me uma contribuicíon apenas.” Ok, venceu. Sinceramente simpatizo com budistas.
   Porém, na carteira, não havia nada além de cartões. Fui para a segunda opção. Ao que me surge no bolso uma única e solitária moeda de R$ 1. “É o que tenho”, resignei-me. Os segundos seguintes, imagino eu, foram de um constrangimento para o riponga budista. Ele havia me passado um resumo da cultura anti-materialista por alguns minutos. E agora teria de negar essa transmissão de conhecimento, pois 100 centavos era pouco.
   Antes da angústia para ele inventar uma maneira de me negar, eu mesmo disse que era melhor não comprar. Assim ele fazia um negócio melhor dali a pouco. Sugestão aceita na hora. Dei dois tapinhas no braço, virei as costas e me fui Andradas afora.
   Num mundo capitalista, o altruísmo, ainda que bem intencionado, precisou ficar para depois.

*Ó, que fique bem claro que esse episódio aconteceu com budistas. Mas ocorre aos montes com outros pregadores também. Nada contra os seguidores de Buda, ok?

2 pensamentos sobre “Zen dinheiro não tem budismo

Deixe um comentário

