Pra fechar de Brasileirão

   Fim de campeonato e agora o assunto das discussões e encontros entre torcedores passa a ser, além da especulação do mercado da bola, os pontos que faltaram para que o time fosse campeão, garantisse a vaga na Libertadores ou escapasse do rebaixamento.
   Os colorados, em especial, tem a lamentar alguns tropeços cruciais ao longo da competição. As três derrotas em casa – em especial a do Botafogo, já na reta final do Brasileirão -, os empates com Atlético-PR e Fluminense certamente ainda vão ecoar na cabeça de metade do Rio Grande do Sul.
   Ainda que tenha permanecido no G-4 em 35 das 38 rodadas da competição, o time fraquejou quando teve oportunidade de assumir a ponta, posição em que esteve em cinco rodadas. A vaga na Libertadores acaba servindo como alento, pois, antes das quatro últimas vitórias, ela chegou a estar ameaçada.

Primeiro turno forte

   O começo no campeonato foi arrasador: quatro jogos e quatro vitórias, com triunfos sobre os fortes Corinthians e Palmeiras, além de ganhar do Goiás no estádio Serra Dourada, palco tradicional de armadilhas para os clubes gaúchos. No entanto, depois veio a primeira onda de instabilidade.
   O empate com o Cruzeiro em pleno Mineirão não chegou a ser considerado ruim, porém o 0 a 0 com o Vitória no Beira-Rio representou a perda de dois pontos. Logo após, a primeira derrota aconteceu, justamente para o Flamengo, de Adriano, em uma sonora goleada de 4 a 0 no Maracanã. Na ocasião, o Inter abandonou a liderança do Brasileirão, cedendo-a ao Atlético-MG, de Celso Roth.
   Os colorados ainda conseguiram se recuperar a tempo de encerrar em primeiro o primeiro turno como primeiro, mas só depois do começo do segundo, pois a equipe atrasou dois compromissos em virtude da participação na Copa Suruga Bank, no Japão. Considerando apenas a primeira fase do campeonato, o Inter somou 37 pontos.

Instabilidade no segundo turno

   Se o começo do primeiro turno foi ótimo, não se pode dizer o mesmo do segundo. Apontado como grande favorito ao título na metade inicial, o Inter cambaleou na segunda. O início do período, inclusive, foi apontado por Fernando Carvalho como causador da perda do campeonato.
   Os resultados ruins causaram a demissão de Tite, em 4 de outubro, após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira. Na época, o Inter caía de produção a cada jogo e a falta de rendimento custou o emprego do treinador, que já não era unanimidade entre jogadores e dirigentes. O clima era bastante pesado no vestiário colorado.
   Assim que foi anunciado como novo técnico do Inter, Mário Sérgio foi recebido com muita desconfiança pelos colorados. Seu nome sofreu muita rejeição. O clima melhorou com a vitória no Gre-Nal, que recolocou o Inter na briga pelo título novamente. Entretanto, em outro tropeço, os comandados de Mário Sérgio, mesmo bem, perderam por 1 a 0 para o São Paulo no Morumbi em jogo de seis pontos.

Ah, se o pacto tivesse dado certo…

   O impacto negativo no Beira-Rio foi grande e veio outro momento de instabilidade. Depois do Morumbi, talvez a derrota mais dolorida: para o rebaixável Botafogo por 1 a 0, em casa. O insucesso fez os dirigentes e jogadores firmarem um pacto por cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Ele quase deu certo. Só não deu porque logo no primeiro desafio, houve empate com o Barueri, no ABC paulista.
   Quando até mesmo a vaga na Libertadores parecia perdida, veio a esperada recuperação. O Inter fez 100% de aproveitamento nas últimas quatro partidas e de desacreditado chegou à última rodada com chances reais de título. Mas, por ironia do destino, nas mãos do maior rival.
   No derradeiro confronto, os colorados amassaram o Santo André por 4 a 1. O título chegou a ser vermelho por cerca de uma hora, enquanto os reservas gremistas tiveram força para segurar o embalado Flamengo. Contudo, no apito final do Brasileirão, por dois pontos, o Flamengo chegou na frente e levantou mais um troféu nacional. Os torcedores colorados, que chegaram a comemorar gol do Grêmio, tiveram que se contentar com a vaga na Libertadores de 2010.

*Matéria publicada no site do CP, depois do jogo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s