Primeiro mês. Ou momento confessional nº 5

   Neste 2 de abril, faz um mês que trabalho no Jornal do Comércio
   Eu sei, eu sei, não é o mais lido de Porto Alegre e nem o mais influente. Contudo estar numa redação é um aprendizado enorme. E especialmente na de um impresso – que, pra mim, é onde o jornalismo se mostra mais “romântico”. É onde tem aquela coisa de escrever o texto certo, sem repetição de palavras, dar o furo e levar – da melhor forma – a notícia para o leitor. Bem como pregava o mestre Leonam nas minhas noites famequianas.
   Nesse mês de adaptação e observação da vida real, confirmei outro ensinamento da faculdade. Aliás, um mandamento (o jornalismo também tem seu Decálogo), dos mais importantes, passado pelo professor Juremir Machado da Silva lá no primeiro semestre do curso: “Revisão é uma obsessão”. Isso porque, aquele grito de Parem as máquinas!!! pode não ser algo agradável. Afinal, temos que levar a informação certa, escrita de maneira correta.
   Claro que daqui a um tempo, não vou dar bola para esse hábito rotineiro e trivial, mas, pelo menos por enquanto – ainda no calor da emoção de recém-formado (e contratado) – uma das coisas mais legais que acho falar é: “vou estar lá no jornal”. Bobagem, sei, porém passei por quatro anos de Famecos pra poder dizer essa frase. Além disso, chegar em casa à noite com o jornal de amanhã debaixo do braço é no mínimo curioso… Eu sempre quis fazer isso.

8 pensamentos sobre “Primeiro mês. Ou momento confessional nº 5

  1. Lembro que ano passado, quando estagiei ai no JC também ia pra casa com arvores mortas de baixo do braço… Isso é bacana… 😀

    PS: Segundo meu pai, o melhor jornal do estado, embora não seja o mais lido, o mais influente e etc… 🙂

    Abração

  2. Que legal. Que legal!

    É tri estar numa redação! Demais. Só entende esse ambiente, quem viveu.

    Jornal do Comércio é fundamental em qualquer empresa. Age num segmento que só ele atua.

    Abraços!

  3. …. saudade, saudade do meu tempo de Redação… a revisão, a revisão. ah, parem as máquinas…. muito bom! Teu texto encheu-me de vontade de madrugar numa Redação novamente!

    bjsssssssssssssssss

Deixe um comentário

