Bienvenido a la emocíon

     Pobres de nós, brasileiros, que chamamos de ‘emocinante’ o campeonato deste ano que chegou a última rodada sem estar – oficialmente – definido. Pois o Apertura 2008 vai ter que ser disputado em um triangular, porque três times terminaram com o mesmo número de pontos –  saldo de gols, vitórias a mais etc não contam na final.
     San Lorenzo, Boca e Tigre jogam nessa semana num fechamento histórico de campeonato. Os dois primeiros, times centenários da Argentina, sendo o segundo um dos mais vitoriosos do mundo. Já o Tigre, até ano passado peleava para subir à primeira divisão. De clube de bairro, pode chegar à Copa Libertadores 2009 se for campeão.
     O domingo, 14 de dezembro, era de muita expectativa em Buenos Aires. Nada menos que quatro equipes estavam na briga para levantar o troféu do Apertura. Com 36 pontos, San Lorenzo, Boca e Tigre torciam por um tropeço dos adversários. Correndo por fora, o Lanús, com 34, rezava por um milagre.

Boca até foi melhor, mas nem tanto

Boca até foi melhor, mas nem tanto

     Na Bombonera, a fanática torcida Xeneize, com apoio do agora técnico da Seleção Argentina, Diego Armando Maradona – ou Dios para alguns – estava em seu camarote. Todos esperavam uma grande partida, uma grande vitória e, por conseguinte, um grande título.
     E a goleada parecia que viria fácil e rapidamente. Houve um susto inicial, quando o atacante do Colón, livre de qualquer marcação, arrematou fraco contra o gol dos donos da casa. Depois disso e até o final da primeira etapa, só deu Boca. Em 14 minutos, 2 a 0. Antes dos 40, goleada, 3. E a Bombonera volta e meia gritava “uhs”.
     O Colón ainda descontou no final do primeiro tempo. O que parecia ser um mero acidente transformou-se em ameaça real no segundo tempo. Logo na volta, o rubro-negro portenho faz mais um no erro do goleiro boquense. 3 a 2 não é goleada. Enquanto isso, Sán Lorenzo e Tigre faziam o dever de casa e venciam por 1 a 0 seus adversários.

Milhares se expremem para ver 22 homens correr em campo

Milhares se expremem para ver 22 homens correr em campo

     O time da casa era melhor – criava mais, chegava mais, mas não marcava. O Colón, um franco-atirador. Não tinha nada a perder, contudo poderia tirar Riquelme da final com mais um gol. Agüentava a pressão lá atrás e silenciava, a doses de sustos, a Bombonera na frente. Tensão. Até mesmo a torcida do Boca sente medo do fiasco.
     Aos 40 minutos finais, as disputas dos outros dois finalistas já haviam terminado. Faltava agora só a equipe azul-dourada confirmar, ou não, sua vaga. Escanteio para os visitantes, o estádio não silencia, porém teme. Um gol ali e adeus título. Levantamento, a defesa tira. O Colón insiste, o Boca resiste.
     O juiz apita, embora a Bombonera já estivesse a soltar foguetes ao céu de Buenos Aires. O Apertura será decidido por três times, num campeonato, segundo o Olé, ‘infartante’ e não recomendável para cardíacos. E os brasileiros que consideraram seu campeonato disputadíssimo… pobre de nós

Anúncios

5 pensamentos sobre “Bienvenido a la emocíon

  1. Mereço… ¬¬
    Enfim… Vou comentar o campeonato argentino por cima e linkar teu blog… Também vou fazer isso no twitter.
    Gostei do Post… 🙂
    Sobre a Sulamericana… Acho que ano que vem vcs conseguem o Bi… ja que nao da libertadores ne? hehehehe
    abração… Repetindo… Mto bom post 😀

  2. Tiago, que inveja. Deve ter sido uma experiência maravilhosa.

    Thales, pelo que eu lembre, os jornais usaram a notícia do Inter antecipar passaportes para o méxico para “incentivar” os jogadores do Boca. O Boca, pelo que eu sei, debochavam do Inter na Argentina, pois os colorados achavam que já tinham ganho a partida. Gozado. Parece, pelo menos para mim, que eles queria muito nos eliminar da Sul-Americana. A propósito, o Boca é bicampeão da Sul-Americana.

  3. Pingback: Campeonato Argentino - San Lorenzo e Tigre « Simulações

  4. Ótima Crônica caro Medina. Sinto uma pontinha de inveja desta sua oportunidade! Espero gozar da mesma qualquer dia desses….hehehe….e a propósito sobre os comentários acima existe aquele Clichê : “Quem desdenha quer comprar”. E outra, é mellhor ser Bi da Sul Americana ou Bi Rebaixado?

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s