Série Olímpica – Parte III

Barão de Coubertin

     Pierre de Fredy nasceu em Paris no primeiro dia do ano de 1863. Descendente de uma família próspera e nobre, estudou na Universidade de Ciências Políticas, entretanto, negou-se a seguir a carreira militar incentivado por seu ideal pedagógico que era de fazer uma reforma no sistema educacional de seu país. Essa reforma, no projeto dele, dar-se-ia por meio do esporte.
     Assim, em 1892, apresentou o estudo sobre “Os exercícios físicos no mundo moderno” na famosa Universidade de Sorbonne. Nesse momento, sugeriu a reconstituição dos Jogos Olímpicos. No entanto, seu projeto fracassou devido a incompreensão geral. Seu sonho só se transformou em realidade dois anos depois, no mesmo lugar, quando os congressistas aceitaram o projeto. Criava-se então o Comitê Olímpico Internacional – um órgão não-governamental e sem fins lucrativos – responsável pela organização dos Jogos.
     Em 1896, o grande sonho do Barão de Coubertin tornou-se realidade e aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia, país-berço da competição há dezenas de séculos atrás. Os Jogos, então, passaram a acontecer a cada quatro anos – bem como era na Antigüidade – até os dias de hoje.
     O Barão de Coubertin ainda presidiu o COI entre 1896 e 1925. Ele faleceu em setembro de 1937, em Genebra, na Suíça. De acordo com a sua vontade, seu corpo foi enterrado na Suíça, mas seu coração foi levado ao santuário de Olímpia, na Grécia, onde está depositado em um obelisco de mármore. Hoje, uma das maiores honrarias do COI, é batizada com seu nome. A medalha Barão de Coubertin é entregue a atletas que provam seus ideais olímpicos.

coubertin.jpg
Barão de Coubertin (e seu portentoso bigode):
Os Jogos Olímpicos modernos acontecem por causa dele
Anúncios

5 pensamentos sobre “Série Olímpica – Parte III

  1. Legal essa tua apuração.

    Atualmente, dá-se muito valor às Olimpíadas, mas esquece-se que, mais que esporte, ela é também cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s